Descubra toda a verdade sobre Black Friday e saiba porque você perde tanto tempo esperando um único dia do ano pra comprar, roupas, sapatos, eletrônicos e tudo que deseja, sendo que poderia comprar pagando mais barato que em Black Friday, todos os dias do ano.

Antes de falar sobre a total perda de tempo em esperar o Black Friday o ano inteiro pra comprar suas roupas de marca, suplementos, eletrônicos, tênis, maquiagem e uma infinidade de mercadorias que você deseja; Tenho que explicar o que é o Black Friday ?
DEFINIÇÃO:
![]() |
Black Friday americano tem preços de até 90% mais baixo que valor real. |
Black Friday ou Sexta-Feira Negra é um termo criado pelo varejo (retalho em português de Portugal) nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças que é a 4°sexta feira do mês de novembro. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.
Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 90 na Filadélfia , quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal. O termo já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966, mas só se tornou popular em 1975 quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais, que abordavam a loucura da cidade durante o evento.
Já se referiu ao período de conforto financeiro para os varejistas. No início de 1980, foi criada uma teoria que usava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças e a cor preta para indicar valores positivos. O período negativo correspondia ao período de janeiro a novembro e o lucro acontecia no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e permanecia até o final do ano.
Alguns anos depois, Black Friday foi o nome usado pelos varejistas para indicar o período de maior faturamento e desde então é a data mais agitada do varejo no país. No dia do evento muitas lojas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de antecedência, para atrair o maior número de consumidores através de ofertas. Milhares de pessoas aguardam em filas enormes
Black Friday no Brasil
O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.
No Brasil a Black Friday é conhecida como o dia de descontos pela metade do dobro.
Os descontos oferecidos no Brasil são muito mais modestos do que os americanos que chegam a 40% em produtos de diferentes categorias, gerando 5 milhões em vendas em um único dia. Assim como nos Estados Unidos, a Black Friday Brasil acontece anualmente na sexta-feira seguinte à quarta quinta feira de novembro. Há registros de que o evento também aconteça em lojas físicas, pelo menos no Brasil e Estados Unidos. Outro problema sério que ocorre no Brasil são os descontos "maquiados", ou seja, as lojas sobem o preço uma semana antes do Black Friday e baixam no dia do evento alegando "mega descontos".
A segunda edição do Black Friday, em 25 de novembro de 2011, rendeu um faturamento de 100 milhões para o e-commerce brasileiro, representando um incremento de 80% em relação ao ano de estreia país. Após o sucesso de vendas da Black Friday, o Cyber Monday também foi importado para o Brasil.
O terceiro Black Friday ocorreu em 23 de novembro de 2012, em mais de 300 lojas virtuais e foi a primeira vez que lojas de decoração participaram do evento. As empresas Walmart, Extra, Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Saraiva e Fast Shop também foram notificadas pelo Procon por indícios de maquiagem nos descontos.
A quarta Black Friday, que caiu no dia 29 de novembro de 2013, mais uma vez bateu recorde de vendas, contemplando a venda tanto de bens, como produtos diversos, imóveis, carros, artigos infantis; utilidades domésticas, quanto de serviços, como turismo, festas infantis e comunicação. Segundo pesquisa do Provar – Programa de Administração do Varejo, o preço de 21% dos produtos foram aumentados na Black Friday, o que gerou indignação nos e-consumidores, que resgataram a expressão "Black Fraude" para se referir ao evento. Houve um movimento nas redes sociais de posts de print screen dos preços e seu aumento à medida que o dia da Black Friday Brasil se aproximava. Devido a essas incidências, a empresa Reclame Aqui lançou uma ferramenta de monitoramento, onde os usuários podiam conferir a reputação das empresas das quais desejavam efetuar compras e também reclamar ou denunciar práticas irregulares nas promoções.
![]() |
O evento não tem regulamentação, nem organização centralizada. Qualquer empresa, tanto virtual, quanto física pode fazer promoções com o nome Black Friday. A procura pelo termo 'Black Friday' em 2013 cresceu mais de 300% em relação a 2012, o que levou muitas agências de publicidade a se colocarem como centrais oficiais do evento.
MAQUIAGEM DE PREÇOS.

Eu poderia até fazer a conta da diferença monstruosa que daria se convertêssemos 7 dólares americanos, em reais, mas não sei quando você esta lendo esta postagem, provavelmente poderá ter mudado o valor do dólar em relação ao real.
O vídeo abaixo, mostra um especialista em importação, ensinando algumas técnicas de importar diretamente dos Estados Unidos, como se você tivesse um parente lá que estivesse enviando a mercadoria como presente a você, fazendo com que você pague ridículos 19 reais em uma camisa de 150 reais, fazendo com que você compre maquiagens, perfumes, roupas e eletrônicos, sem gastar um centavo além do valor verdadeiro da mercadoria. Assista ao vídeo ensinando a pagar 8 dólares em camisas da Hollister e comprove que a Black Friday não passa de uma grande farsa.
Caso queira, veja a matéria que fizemos sobre Filipe Barcellos, onde ele é ameaçado por donos de lojas famosas, por ter ensinando onde as pessoas podem comprar roupas de marca e pagar por preço de roupas de brechó.
- VEJA POSTAGEM RELACIONADA
Homem é ameaçado por logistas, por revelar todos os fornecedores de marcas famosas - Top 10 marcas mais vendidas no Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário